Pé no Chão Frio da Resfriado? Desvendando o Mito!

Você já ouviu aquela velha história de que andar descalço no frio causa resfriado? Muitas avós e mães insistem nessa crença, mas será que ela é verdadeira? A resposta é: não!

resfriado é uma infecção viral, ou seja, é causado por um vírus que invade o nosso corpo. Andar descalço no frio não tem nenhuma relação com a entrada do vírus no organismo.

O que realmente causa o resfriado?

resfriado é transmitido por meio do contato com gotículas respiratórias de pessoas infectadas, seja por meio da tosse, espirro ou até mesmo pela fala. Essas gotículas podem entrar em contato com as nossas mucosas, como nariz, boca e olhos, e causar a infecção.

Então, por que a gente fica doente no frio?

O frio não causa o resfriado, mas pode facilitar a proliferação dos vírus que causam a doença. Isso acontece porque o frio enfraquece o sistema imunológico, deixando o corpo mais suscetível às infecções.

Dicas para se proteger do resfriado:

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão: Essa é a melhor forma de evitar a propagação de vírus.
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca: As mãos podem carregar vírus, então evite tocar essas áreas.
  • Use lenços descartáveis: Se precisar espirrar ou tossir, use um lenço descartável e descarte-o em seguida.
  • Mantenha uma boa higiene: Limpe objetos e superfícies com frequência, especialmente em ambientes compartilhados.
  • Vacine-se contra a gripe: A vacina contra a gripe é uma importante medida de prevenção, especialmente para pessoas mais vulneráveis.
  • Alimente-se bem e pratique exercícios físicos: Uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos fortalecem o sistema imunológico.

Em resumo:

Andar descalço no frio não causa resfriado. A doença é causada por vírus e transmitida por meio do contato com gotículas respiratórias. O frio pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível à infecção.

Lembre-se: cuide da sua saúde e siga as dicas para se proteger do resfriado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *